Queques de Chocolate com Framboesa e Pistacho

Sabe-me tão bem poder usufruir, ao fim-de-semana, de algo que me aconchegue a alma, que me liberte, que me transporte para outro lugar, que simplesmente me faça sentir em casa, no verdadeiro sentido da palavra! E, numa breve procura na internet descobri esta receita no site da Vaqueiro. Na verdade, a receita original leva canela e não chocolate em pó e não leva framboesas nem pistachos. Mas com o tempo que se tem feito sentir nestes últimos dias, um tempo cinzento, chuvoso, triste, depressivo... precisava com urgência de dar cor à vida, transmitir alegria de viver! 
Necessitava igualmente de provocar contrastes na suavidade da massa do queque, usando a framboesa para dar alguma frescura e o pistacho para dar crocância. 
Ao fim e ao cabo, uma trilogia de sabores e contrastes  que nos preenche totalmente! 
Se pretendem comprovar estas minhas palavras ponham as mãos na massa e deixem o vosso comentário! 
Bom apetite! 



Ingredientes:

100 G de Açúcar Amarelo
2 C. Sopa de Chocolate em pó 
150 G Farinha 
1 C. Sobremesa de Fermento em pó 
80 G Pão Ralado 
100 G Vaqueiro Líquida 
50 G Mel
 1 Dl Leite
3 Ovos 
100 G Framboesas 
90 G Pistachos 

Preparação Tradicional:

Misture o açúcar amarelo com o chocolate em pó, a farinha, o fermento e o pão ralado. Adicione a Vaqueiro líquida, o mel, e o leite e mexa muito bem com uma colher de pau.
Parta os ovos, separa as claras e junte as gemas à mistura anterior.
Bata as claras em castelo bem firmes e incorpore-as delicadamente no creme anterior.
Distribua a massa em formas de queques, previamente pinceladas com Vaqueiro, preencha cada forma com 2 a 3 framboesas e 4 pistachos e leve ao forno pré-aquecido a 180° C cerca de 15 minutos. 


Preparação Bimby:

Coloque no copo o açúcar amarelo com o chocolate em pó, a farinha, o fermento e o pão ralado e envolva por 15 seg/ vel 4. Adicione a Vaqueiro líquida, o mel, e o leite e mexa por 2 min/ 37º C/ vel 3.
Parta os ovos, separa as claras e junte as gemas à mistura anterior envolvendo por 15 seg / vel 3. Retire e reserve.
No copo limpo da Bimby, bata as claras em castelo bem firmes na vel 3 1/2 / 3 min e incorpore-as delicadamente no creme anterior.
Distribua a massa em formas de queques, previamente pinceladas com Vaqueiro, preencha cada forma com 2 a 3 framboesas e 4 pistachos e leve ao forno pré-aquecido a 180° C cerca de 15 minutos. 

















Mensagens populares