Ovo de Chocolate Branco com Mousse de Laranja e Grand Marnier

É de forma especial que acarinho esta época do ano! Como tal, não a podia deixar passar ao lado sem tentar apresentar algo que pudesse estar à altura! Mais uma vez, parti, à aventura, para o mundo do chocolate, tendo escolhido para esta receita o chocolate branco. 
Inspirada para esta receita por uma sobremesa apresentada no Masterchef Austrália pelo chef  Heston Blumenthal, é com tentativas, erros e imperfeições que consigo apresentar este Ovo de Chocolate branco recheado com duas mousses, uma de laranja (que representa a gema cozida) e outra de Grand Marnier (que representa a clara) sobre um ninho feito de fios de caramelo.  
Os conhecimentos que vou adquirindo através de livros, da Internet, bem assim as influências que vou recebendo por parte de chefes, programas de culinária e até de amigos e familiares vão-me permitindo dar asas à imaginação e começar a executar as minhas próprias criações! 
Tal facto deixa-me, indubitavelmente, muito feliz, na medida em que provam que consigo ultrapassar barreiras que julgava não conseguir vencer, provam que quando queremos e fazemos algo com paixão nada fica por fazer. Claro que elaborando estas receitas de forma estritamente autodidacta e apaixonada, nem sempre as mesmas correm como gostaria, contudo baixar os braços está posto fora de questão! 
Desfrutem da vida na companhia de algo doce...
Desejo a todos os que me seguem uma Santa Páscoa!

Ingredientes para os Fios de Caramelo:

50 G Água 
50 G Açúcar 

Preparação dos Fios de Caramelo:

Levar o açúcar ao lume juntamente com a água, deixando ferver até atingir 145ºC (ponto de caramelo). Deixar arrefecer um pouco e com a ajuda de um garfo começar a puxar os fios de caramelo e enrolar de forma a obter ninhos de caramelo.

Nota: se os fios começarem a partir, basta aquecer um pouco a calda de caramelo. 


Ingredientes para a Mousse de Laranja:

1 G Gelatina
38 G Açúcar
38 G Sumo de Laranja
Raspa de 1 Laranja Média
50 G Manteiga
50 G Ovo 
25 G Gema

Preparação para a Mousse de Laranja: 

Leve um tacho ao lume com o sumo de laranja, a raspa e o açúcar. Quando começar a ferver, junte o ovo e a gema sem deixar de mexer com uma vara de arames e deixe cozer até aos 82º C ( é importante não deixar de mexer para que não pegue ao fundo do tacho) e retire do lume. 
Junte a gelatina (previamente hidratada e escorrida), envolva e deixe arrefecer até aos 35ºC / 40ºC. Junte a manteiga cortada em cubos e emulsione. 
Verta o creme sobre a forma oval mais pequena e congele. 


Ingredientes para a Mousse de Grand Marnier:

9 G Açúcar 
30 G Natas 
20 G Grand Marnier
1 G Gelatina 
40 G Natas Batidas 

Preparação para a Mousse de Grand Marnier: 

Comece por bater as 40 G de natas numa taça e guarde no frigorífico. Agora, por um lado misture o Grand Marnier a 20 G Natas e por outro lado, junte as 10 G de natas com o açúcar e aqueça até que o açúcar se dissolva, a uns 60º C aproximadamente. Retire do lume e junte a gelatina (previamente hidratada e escorrida), deixe arrefecer até aos 30º C e junte a mistura de nata com Grand Marnier. Junte as natas batidas pouco a pouco, envolvendo com movimentos suaves. 
Verta a mousse sobre a forma oval intermédia e leve ao congelador por 1 hora. Ao fim desse tempo desmolde a mousse de laranja e coloque no meio desta mousse de Grand Marnier e leve de novo ao congelador. 
Ao fim de 12 horas, retire as duas metades das formas e una-as. Volte a colocá-las no congelador até precisar de fazer uso delas.  


Ingredientes para o Ovo de Chocolate Branco:

100 G Chocolate Branco

Preparação do Ovo de Chocolate Branco: 

Aqueça uma panela com água em lume médio (sem deixar que a água ferva, para que o vapor não se introduza no chocolate) e sobre ela coloque uma taça com o chocolate. Enquanto estiver a derreter misture sempre com delicadeza e com uma espátula de silicone. Deixe o chocolate atingir os 45º C / 50º C e depois resfrie o mesmo até aos 26º C/ 27º C colocando a taça num banho-maria de água fria.
Para elevar a temperatura volte a colocar no banho-maria de água quente até aos 28º C/ 29º C. 
Verta o chocolate sobre as formas de plástico, vire-as sobre uma rede para que escorra o excesso e leve ao congelador por 20 minutos. 
Retire do congelador, bata suavemente sobre a bancada para que o chocolate se solte das formas. Coloque numa das metades o "ovo de mousses" e una o ovo com a outra metade de chocolate branco, passando em volta da união e com a ajuda de um pincele, com chocolate branco derretido.  








Mensagens populares