Focaccia de Alecrim

Se nos dão alecrim fazemos Focaccia de alecrim!
Foi a primeira coisa que me ocorreu assim que me deram esta maravilhosa erva aromática. O cheiro, o aroma que transparece desta erva é indiscritível, divinal!
Não há muito tempo, no programa da Filipa Gomes do 24 Kitchen, foi apresentada esta receita que descrevo abaixo e que me deixou com água na boca! 
Na verdade, sou uma apaixonada por Itália, pela comida italiana, pela sua arquitectura, pela língua, enfim, creio que tudo naquele país imprime sensualidade, elegância, magia, classe... Ao lerem estas palavras poderão pensar que já estive lá, mas não! Tudo o que descrevo advém daquilo que vejo, leio, da minha ascendência italiana, talvez... Porém, faço questão de um dia poder visitar este país que me arrebata os sentidos. 
Entretanto, resta-me ir preparando receitas que preencham essa lacuna! 
Nesta Páscoa, surpreenda os seus familiares com esta aconchegante e deliciosa entrada! 

Ingredientes:

500 G Farinha
300 G Água Morna 
6 G Fermento de padeiro 
1 Pitada de Sal
1 C. sopa de Açúcar Amarelo 
Azeite de boa qualidade q.b. 

Preparação:

Numa taça grande colocar a farinha e o sal,envolver bem os dois ingredientes e formar um cova. Num medidor, colocar a água morna e o fermento de padeiro e com a ajuda de um garfo mexer bem até o fermento se dissolver bem na água. Nessa altura, junte o açúcar e mexa por mais uns momentos. Deixe repousar por uns cinco minutos.
Coloque a água na cova feita, no meio da farinha e comece por envolver com a ajuda de um garfo de madeira. Finalize com as mãos, amassando bem sobre a bancada, por uns cinco minutos, até formar uma bola macia e uniforme. Na taça grande, espalhe azeite de forma aleatória, coloque a massa, polvilhe com farinha e cubra com um pano. Reserve em lugar morno por cerca de 1 hora e 30 minutos ( a massa irá duplicar o seu tamanho). 
Pré-aqueça o forno a 200º C.
No tabuleiro do forno, coloque uma folha de papel vegetal e sobre ela deite a massa. Com a ajuda do rolo de cozinha estenda-a um pouco, sem a deixar muito fina. Com os dedos, faça pequenas covas ao longo da massa, espalhe o alecrim embebido em azeite e umas pedras de sal e leve ao forno por 30 minutos. 
Deixe arrefecer um pouco e sirva.

Nota: em vez do alecrim, poderá optar por umas azeitonas ou por uns tomates cherry previamente salteados em alho e sal. 









Mensagens populares